O Brasil conquista o mercado imobiliário internacional

Com o aquecimento do mercado imobiliário brasileiro, a aproximação com outros países é uma porta de entrada para consolidar relacionamentos, abrir oportunidades de negócios e firmar o Brasil como uma grande potência do setor. Mais do que isso, o corretor de imóveis brasileiro deve estar preparado para explorar este novo nicho. O vice-presidente de Relações Internacionais do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) e presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Norte (CRECI-RN), Waldemir Bezerra de Figueiredo fala sobre este momento de consolidação das relações entre Brasil e outros países.
Atualmente, como estão os relacionamentos entre mercado imobiliário brasileiro e internacional?
Nos últimos dois anos, nós estamos desenvolvendo relacionamentos com entidades regulamentadoras do mercado, incluindo entidades do MERCOSUL e também de outros países, como a Associação de Profissionais e Empresas de Mediadores Imobiliários de Portugal (APEMIP), National Association of Realtor, (NAR), dos Estados Unidos. É importante conhecer a forma de gestão de negócios, fiscalização e legalização profissional. Esta aproximação ocorre em um momento em que o Brasil é visto como um portal de negócios, no qual temos uma economia emergente e forte potencial de investimento na área de hotelaria e segunda residência. Queremos garantir que o mercado seja tratado de forma profissional.
Quais são as estratégias utilizadas para potencializar essas relações com outros países?
O primeiro passo para obter um bom relacionamento com outros países é despertar em nosso corretor a sede pelo conhecimento, a vontade de se especializar e conhecer o mercado imobiliário de outro país. E vejo que estamos realizando grandes progressos nesse sentido. Ano passado, apenas 30 corretores de imóveis do Brasil eram associados à National Association of Realtor (NAR). Hoje já são 450, comprovando os reflexos das ações internas que realizamos. Enquanto Conselho, somos catalisadores, fizemos apenas a ponte. A partir do momento que os profissionais se atualizam, abre um leque para participação em várias atividades. É um novo nicho que se abre para aperfeiçoamento. O mercado internacional está de olho no Brasil. Queremos que os negócios aconteçam e para isso precisamos garantir o mercado interno, no qual o corretor de imóveis brasileiro será peça-chave nesse processo. Mas este precisa estar preparado e qualificado.
Qual o principal benefício para o corretor de imóveis brasileiro ao participar de eventos internacionais?
É a oportunidade para corretores de imóveis se aproximarem de profissionais de outros países para assim ter conhecimento e conquistar confiança. É isso que vai gerando oportunidade de negócios. Em novembro, por exemplo, ocorrerá o evento promovido pela NAR, em Anaheim, Califórnia. São nessas oportunidades que os profissionais brasileiros podem mostrar suas potencialidades. Queremos pulverizar nossa participação para possibilitar maior acessibilidade do Brasil. Apresentar nossos corretores de imóveis para mostrar que o Brasil está se abrindo para este momento, conhecendo mais o mercado americano, fazendo novos contatos, workshops, networks. Este é o primeiro passo.
Quais são os reflexos a médio e longo prazo para o setor imobiliário brasileiro?
Eu tenho absoluta convicção que teremos reflexos rápidos, porque o Brasil atualmente se situa num patamar privilegiado, no centro da economia. Dentre pouco tempo, seremos a quinta economia mundial. Nossas potencialidades serão muito exploradas, ainda há muita coisa para acontecer na área de hotelaria e segunda residência. Outros pontos do brasil também merecem atenção do mercado imobiliário, como regiões serranas e pantaneiras. Além disso, possuímos estabilidade política e segurança jurídica. Tudo isso torna o país mais atrativo aos olhos do investidor estrangeiro.
Por isso é fundamental que o corretor brasileiro esteja preparado para atender este novo nicho de clientes. É fundamental a qualificação. As portas estão abertas, mas requer preparo do corretor de imóveis.
Quer uma oportunidade para participar de um evento internacional? Saiba mais sobre o evento Real Conference & Expo, promovido pela NAR, que ocorrerá em novembro, em Anaheim, Califórnia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ligue agora e agende uma visita !! contato (62) 9159-6669